O Unix é um sistema operacional portátil, multitarefa e multiusuário.
O unix começou como um passatempo de um jovem pesquisador e tornou-se um empreendimento que gera bilhões de dólares envolvendo universidades, corporações multinacionais, agências governamentais, e entidades internacionais de padronização.
Nosanos 40 e 50, existia um problema da maneira que os computadores eram utilizados, ou seja, era preciso o usuário enviar ao centro de processamento de dados um job em cartões perfurados, para que estes fossem processados.
Para tentar solucionar tal impasse, o sistema de compartilhamento de tempo foi inventado no Darmouth College e no M.I.T. Em pouco tempo, os pesquisadores do M.I.T se juntaram ao da General Electric e os do Bell Labse desenvolveram um sistema de segunda geração,esse não fez sucesso, pois ele foi escrito em PL/I - uma linguagem muito pesada, com compilador muito ineficiente.
Com esse fracasso, a equipe do Bell Labs fez com que um de seus pesquisadores, Ken Thompson , começasse a reescrever o Multics, em linguagem de máquina usando um PDP-7. A denominação veio a partir de outro pesquisador, Brian Kernighan, chamando o sistema de Unics.O trabalho de Thompson teve logo adesão de Dennis Ritchie. A partir daí, o unix saiu do PDP-7 para os então modernos PDP-11/20, logo depois PDP-11/45 e para o PDP-11/70, sendo que estas duas últimas máquinas dominaram o mercado durante toda a década de 70. Com estas evoluções, Thompson reescreveu o Unix na linguagem B e posteriormente Ritchie desenvolveu a linguagem C, e escreveu um compilador para ela.
Em 1974, Ritchie e Thompson publicaram um artigo sobre o Unix, que teve seu devido reconhecimento com o recebimento do Turing Award. Com isso muitas universidades começaram a solicitar ao Bell Labs cópias do Unix. Apesar do compilador C ser muito eficiente e rápido, ele só gerava código objeto para o PDP-11 além de considerar que todos os números inteiros eram de 16 bits, que todos os ponteiros eram de 16 bits também, e que a máquina possuia três registradores disponíveis para armazenamento temporário.
Uma das primeiras universidades a adquirir o Unix versão 6 foi a University of California at Berkeley, com o código fonte disponível. Sendo assim o pessoal de Berkeley, foi capaz de analisar e modificar o sistema, chegando a produzir o 1SBD.
Em 1983 é lançado o System V da AT&T e o 4.2 BSD. O SV incluía o pacote IPC (shm, msg, sem) para comunicação entre processos.
Surgiram outras versões do SV com a inclusão de novas características como sharedlibs no SVR4.O 4.2BSD foi talvez uma das mais importantes versões do UNIX. O seu software de conexão de redes tornava muito fácil a tarefa de conectar computadores UNIX a redes locais. Nessa versão é que foram integrados os softwares que implementam TCP/IP e sockets.
Em 1988 foi lançado o SVR4. Este sistema era um merge de releazes anteriores do SV, BSD e SunOs, uma implementação decendente de BSD.
O 4.4BSD foi lançado em 1992 para várias plataformas: HP 9000/300, Sparc, 386, DEC e outras, mas não em VAX. Entre as novas características estão: Novo sistema de memória virtual baseado em Mach 2.5 e Suporte ISO/OSI (baseado em ISODE)
A nova versão, SunOs 5.x está baseada no SVR4, embora tenha herdado algumas características do SunOs 4.x. O novo sistema operacional da Sun, Solaris 2.x, é um SO que engloba SunOs 5.x, Open Network Computing e Open Windows.
Adorei....
ResponderExcluirContinue assim...